xacriabá - meaning and definition. What is xacriabá
Diclib.com
ChatGPT AI Dictionary
Enter a word or phrase in any language 👆
Language:     

Translation and analysis of words by ChatGPT artificial intelligence

On this page you can get a detailed analysis of a word or phrase, produced by the best artificial intelligence technology to date:

  • how the word is used
  • frequency of use
  • it is used more often in oral or written speech
  • word translation options
  • usage examples (several phrases with translation)
  • etymology

What (who) is xacriabá - definition

POVO INDÍGENA
Xakriabá; Xakriabás; Acroás; Xacriabá; Akroá

xacriabá         
adj m+f Etnol Pertencente ou relativo aos Xacriabás, tribo que habita Goiás e vizinhanças de Minas Gerais
s m+f Indígena dos Xacriabás.
Acroás         
m. pl.
Selvagens do Brasil, que dominavam nas margens do Rio-Corrente, em Goiás.
xacriabá      
s.2g.
-etnol
1 indígena pertencente ao grupo dos xacriabás v s.m.
-ling
2 língua do ramo aqüém, falada por esse grupo n adj.2g.
3 relativo a xacriabá (acp.1 e 2) ou aos xacriabás ª xacriabás s.m.pl.
-etnol
4 grupo indígena que habita Minas Gerais, na margem esquerda do rio São Francisco (Área Indígena Xacriabá) e no município de Itacarambi (Terra Indígena Xacriabá Rancharia); no passado, eram tb. chamados acroás F etnm.br.: Xacriabá

Wikipedia

Xacriabás

Os Xakriabá, também chamados xacriabás, são um povo jê (um grupo linguístico de povos indígenas do Brasil) que tem as suas terras na margem esquerda do rio São Francisco (na Área Indígena Xacriabá) e no município de São João das Missões (na Terra Indígena Xacriabá Rancharia), no estado de Minas Gerais, no Brasil. No passado, também eram chamados acroás e habitavam a Bahia, onde também foram chamados de coroás, o Piauí, onde foram chamados de gamelas, e o estado de Goiás. Falam um dialeto da língua akwe, do tronco linguístico macro-jê. A língua akwe também é o idioma dos xavantes, grupo indígena de Mato Grosso, e dos xerentes, do estado do Tocantins (os três grupos, no passado, formavam um só povo).

Os xacriabás têm um longo processo de contato com os primeiros bandeirantes que chegaram a Minas Gerais e pela Missão de São João que tinha por objetivo catequizá-los . Quando os primeiros escravos foram trazidos para Minas Gerais, eles logo relacionaram-se com os índios locais. Hoje em dia, os xacriabás falam o português. Porém há um movimento de fortalecimento cultural deste povo. Seu cacique, Domingos Nunes de Oliveira, está retomando a pesquisa e o uso da língua Akwẽ Xakriabá, juntamente com os mais velhos da Aldeia, bem como o intercâmbio com os povos irmãos xavante, de Mato Grosso e xerente, do Tocantins.